quarta-feira, 1 de junho de 2011

O capitão Rubens tira Surue do tronco.

Rubens termina o enterro de Bento e volta para a senzala para entregar dos negros a Lourenço, quando ele chega ao local vê Surue no tronco ensanguentado e desacordado.
-         O que Surue está fazendo no tronco Lourenço?
-         Foi ordem do barão Manolo.
-         E por quê?
-         O Barão ficou sabendo que ele andou falando umas mentiras.
-         Que mentiras?
-         Ele falou que Inhá Tonhá estava me chamando ontem para servi bebida e comida e que era ordem do Barão, mais isso era só para me afastar da senzala para entrada do negro soldado.
-         Lourenço eu acho que você não está ouvindo bem.
-         Porque está dizendo isso Capitão Rubens?
-         Porque você não consegue diferenciar a palavra Capitão da palavra Barão.
-         Capitão e capitão agora Barão e barão.
-         Pois e Lourenço ontem eu mandei que Surue te chama-se para que Inhá Tonhá lhe servir-se algo para comer em troca do favor que me fez levando fumo para o falecido Nego Bento.
-         Mais Capitão eu juro que eu ouvi a palavra Barão.
-         Ouviu errado homem agora solte esse homem do troco ou pelo menos o que sobrou dele, pois você conseguiu feri-lo bastante.
-         Tira-lo do tronco!
-         Estou dizendo que você não está escutando bem!
         Eu estou mandando tira-lo do tronco!
        Aqui estão os escravos que foram comigo para a mata agora ele já podem ir para lida junto com você.
-         Está bem capitão Rubens, eu já estou indo levar os negros, para cafezal mais o Barão não a de gostar da ordem do Capitão.
-         Faça o que eu te mando com meu pai me entendo eu!
-         Sim Capitão eu já vou soltar o negro.
Lourenço solta Surue do tronco o negro sem força quase não consegue manter-se em pé as costas com grandes mazelas, carne exposta e sangue a jorrar, Lourenço se afasta e Rubens começa a conversa com Surue.
-         Surue quem você está protegendo?
-         Ninguém Capitão Rubens.
-         Presta atenção Surue, eu, sei que você está protegendo alguém, agora e bom me falar porque se não irá morrer nesse tronco e já chega de negros mortos nessa senzala.
-         Certo Capitão, mais o senhor a de me prometer que não vai contar ao Barão.
-         Não contarei eu lhe dou a minha palavra.
-         A sinhazinha Marta pediu que eu desse bastante cachaça ao Lourenço, no começo eu não entendi mais depois ficou claro que era para facilitar a entrada de Zâmbia na senzala.
-         Marta, dessa vez ela colocou o pés pelas mãos sem se importar no que realmente poderia acontecer mais isso também mostra que ela tem um coração bom.
-         Sinhozinho me perdoe à franqueza mais esse coração bom já matou um irmão e me colocou no tronco.
-         E verdade mais ela não teve essa intenção, agora quando perguntarem quem foi que lhe mandou chamar Lourenço diga que fui eu acho que consegui confundir a cabeça daquele desmiolado.
-         Como conseguiu Capitão o Lourenço e astuto?
-         Eu falei a ele que ele se confundiu com as palavras Barão e Capitão.
-         Sei não Capitão Rubens será que ele vai acreditar nessa prosa?
-         Quanto a isso fique tranquilo vai ser minha palavra contra a dele, eu acredito que ele não vai querer me contrariar, eu conheço homens como Lourenço se esconde atrás de seus patrôes e não tem opinião própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário