quinta-feira, 16 de junho de 2011

Serra da Paixão "O PEDIDO DE DESCULPA"

Na grande casa da família Manhães a menina Lúcia desperta de uma bela manhã de sono.
-         Olá Lucia bom dia.
-         Bom dia Virginia já acordada?
-         E eu acordei quase agora, mais não tive coragem de se levantar.
-         Sabe se a mamãe e o papai já estão de pé?
-         Ainda não escutei a voz de nenhum dos dois.
-         Eu acho que hoje o café sairá mais tarde.
-         Todos estão cansados da festa, uma bela festa!
-         Eu vi você dançado com Leonardo sobre o que estavam conversando?
-         Sobre a missa no domingo e como eu sou religiosa.
-         Apressadinha você os encontros já começam na igreja!
-         E você aproveitou bastante à festa?
-         Sim eu não poderia estar em melhor companhia o Pascoal verdadeiramente um cavalheiro e o amor da minha vida.
-         Como e bonito o noivo que Marta arrumou!
-         Ela não arrumou noivo algum minha irmã o Barão Manolo e que arrumou para ela.
-         Tem sorte essa menina tem um bom pai e um bom noivo.
-         Não vi nem uma felicidade nos olhos de Marta.
-         Deve ser emoção uma festa daquela e o pedido de noivado deixa qualquer moça com um olhar perdido e cá pra nos Marta sempre teve aquela cara de lerda.
-         Não demora muito será minha vez logo Pascoal vai fazer o pedido de casamento, eu não vejo a hora.
-         E não sei se mamãe vai gostar muito desse pedido!
-         Eu prefiro não comentar sobre o assunto ela não gosta nem desse namoro.
-         E quem sabe um dia eu estarei morando na fazenda Meriza, aquela e uma bela casa.
-         E verdade o Barão e a Baronesa, têm muito bom gosto e não economizam nem nos detalhes.
-         Certamente viveria como uma rainha.
-         Você não tem jeito sempre pensado em riqueza e grande casamentos e coisa desse gênero.
-         Você esqueceu-se de falar em belos vestidos e belas festas.
-          E mais vamos viver a nossa realidade e a de hoje e levantar e preparar o café senhora Ferraz de Vasconcelos.
-         Debocha mesmo Lucia! Eu quero dormir mais um pouco.
-         Nada disso, sua preguiçosa pode se levantar!
Puxando o coberto e dando travesseiradas em Virginia a menina Lúcia levanta sua irmã, o sol desponta e agora está mais forte o que não segura quase ninguém na cama, na fazenda Meriza o jovem Maciel já está de pé e coloca-se a mesa para o seu café matinal.
-         Bom dia Tonhá.
-         Bom dia Maciel, espere que eu vou colocar o seu café.
-         Tonhá o Jarty veio tomar café?
-         Não aquele índio ainda não apareceu por aqui.
-         Jarty não acorda tarde talvez tenha ido para o ribeirão.
-         Bom seu menino ai está o café agora tome antes que esfrie.
-         Está bem Inhá muito agradecido.
-         Bom dia Maciel?
-         Bom dia Pedro.
-         E o restante da casa ainda não se levantou?
-         Algumas pessoas já se levantaram sinhozinho Pedro.
-         Eu não perguntei a você escrava.
-         Olha Pedro eu me levantei agora não sei quem levantou primeiro do que eu, mais acho bom você tratar a Inhá Tonhá bem ela só quis ser educada, falo ainda que Marta não haja de gostar de ouvi-lo a tratando assim e se você não se desculpar agora eu vou ser obrigado a contar a Marta que você tratou Inhá Tonha muito mal só porque ela foi educada com você.
-         Olha aqui Maciel eu não peço desculpa aos escravos.
-         Bem você e quem sabe mais nem meu pai trata mal os escravos de dentro.
-         E nesse caso eu acho que eu fui um pouco grosseiro e peço desculpa a escrava, por favor, aceite-as.
-         Sinhozinho não era preciso desculpar-se.
-         Bem melhor assim não e Pedro isso mostrar a educação que você tem.
-         Certo que sim Maciel.
-         Agora me de licença, pois eu tenho que procurar os meus amigos que e um negro e um índio se você me entende.
-         Fique a vontade.
-         Até.
-         Até Maciel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário